sábado, 12 de março de 2011

CRIAÇÃO DE COELHOS

DICAS IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO CASEIRA DE COELHOS

Muitas pessoas querem criar coelhos, mas não sabem por onde começar. Aqui estou disponibilizando algumas informações básicas que não podem ser esquecidas para quem quer criar essas criaturinhas orelhudas.

1º PASSO: O QUE É UM COELHO?

Um coelho é um bichinho lindinho, peludinho, fofinho com 2 orelhas, 4 patas e um rabinho.


2º PASSO: UM COELHO OCUPA MUITO ESPAÇO? QUANTOS COELHOS POSSO COLOCAR POR M2?

Dá para contar?


3º PASSO: ONDE DORME O COELHO?

O lugar que eles mais gostam é suas tocas, mas você pode colocar em gaiolas nada confortáveis....


4º PASSO: COMO SE TRANSPORTA UM COELHO?

Depende do tamanho... se for grande ou médio, precisa de uma caixa de transporte comercializada em qualquer pet shop que se preze, mas se for pequeno...

até uma xícara serve!


5º PASSO: COMO SE SEGURA UM COELHO? PELAS ORELHAS?

NUNCA!! Orelhas de coelho são muito sensíveis e eles tem um carinho todo especial pelas suas orelhinhas, a melhor maneira é dar colo, como bebê.


6º PASSO: O QUE É QUE O COELHO COME?

Aqui tinha plantado além de capim comum, 10 pés de capim limão (capim santo), 3 pés de andu, 1 pé de tangerina, e comeram tudo!!!!!!!!!!!!!!


Este é só o jantar.......

7º PASSO: COMO SE DÁ DE COMER AOS COELHOS?

Tem várias opções:

dar em tigelas do tipo dos gatos, 

ou pode os deixar procurarem seu próprio alimento, 

ou você o leva até o alimento


8º PASSO: QUAL É A COMIDA QUE OS FILHOTES MAIS GOSTAM?

Leite da mamãe, sem dúvida!!!!


9º PASSO: QUANTOS FILHOTES TEM A COELHA DE CADA VEZ?

3...

8.....

9....

11....





Agora vamos falar sério. Cada dia mais pessoas estão adotando coelhos como bichos de estimação, porém muitas pessoas tem problemas de adaptação e terminam dando o soltando o bichinho na rua ao pouco tempo.

Daí surgiu a idéia de escrever um livro dedicado especificamente à criação do coelho como bicho de estimação com o intuito de auxiliar aos futuros proprietários no conhecimento e manejo do peludinho para que o bichinho não termine no olho da rua. Com o tempo a idéia do livro ganhou corpo no blog: http://coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com.

Vale a pena conferir. 

Postagem atualizada em 14 de março de 2012

12 comentários:

  1. tem razão.... vou consultar um site sério...aff

    ResponderExcluir
  2. No meu blog http://coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com
    tem várias páginas sobre a minha experiência na criação de coelhos de estimação. Não está completa ainda, estou sem tempo para escrever, mas a intenção é que quando as páginas fiquem prontas, seja um guia prático para quem quer criar um ou vários coelhos de estimação sem estresse e conseguindo um relação gratificante tanto para o dono quanto para o bichinho.

    ResponderExcluir
  3. obrigado por compartilhar sua experiência,seria viável que criasse eles em gaiolas,e controlasse a reprodução desse jeito fica difícil.
    Nem todo mundo se daria o trabalho de cuidar de tamtos animais soltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o melhor jeito é cuidar eles no seu quintal .nunca se pode maltrata animais.

      Excluir
    2. Olá, obrigada pela visita.

      Não sempre largar o coelho no quintal é a melhor solução. Faça uma visita no meu blog específico de coelhos: http://coelhos, coelhas e coelhinhos para ver a melhor maneira de acomodar os fofinhos.

      Excluir
  4. Olá, obrigada pela visita. Realmente a acomodação em cercados não é a mais conveniente. No meu caso foi uma solução de emergência pois com a falta de experiência tive uma "explosão demográfica". Para criações comerciais as gaiolas são a acomodação mais adequada, já para quem quer ter apenas alguns coelhinhos de estimação, como é meu caso, estou com apenas 5, tem soluções mais amenas para os coelhos. As gaiolas com o tempo machucam as patas dos bichinhos.
    No meu outro blog:www.coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com estou escrevendo sobre como criar coelhos de estimação. Infelizmente por falta de tempo ainda não fiz a página sobre a acomodação dos coelhos.
    Abraços e volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá Lilia, boa noite.
    Adoro seu blog e a forma como voce fala com tanto carinho desse fofuchos.
    Sou apaixonada por coelhos tambem e sempre sonhei em ter varios.Agora tenho a oportunidade.
    Me ajude com uma duvida, por favor, : qual o tamanho dos tuneis que eles fazem no chao ?? tenho um terreno legal ao lado da minha de uns 800m² (grande) casa todo murado (muro alto) e com abundancia de varios capins, principalmente o tipo braquiaria. Ja pesquisei na net a bessa e unica que achei foi voce, te pergunto: posso soltar um casal lá para eles viverem felizes e terem filhotinhos ? eles vao comer o braquiara bem? corre o risco deles fugirem por baixo do muro ? as tocas que eles fazem sao muito grandes ??

    Muito obrigada por me ajudar.

    Beijos

    Claudia Gryes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia. Obrigada pela visita.
      O teu sonho de coelhos é o mesmo que nós tínhamos, nada mais lindo do que ver coelhos e coelhinhos pulando no terreno entre as plantas. E o digo com conhecimento. Mas a realidade não é sonho, os coelhos são uma fofura mas são uns terríveis predadores e se multiplicam de maneira assustadora.
      Já entrou no meu blog exclusivo de orelhudos? http://coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com
      Primeira dá uma visita, leia as postagens sobre minha experiência com coelhos e na parte superior tem páginas para serem lidas na ordem onde passo toda minha experiência na criação de coelhos como bicho de estimação.
      Como ainda não está completo, vou ainda abordar mais temas assim que tiver um tempoinho, vou te responder o que não vai achar lá:
      1- o tamanho dos túneis varia, mas os que fizeram aqui eram mais o menos de 50cm de comprimento cada. Os machos cavam túneis para morar, as fêmeas para fazer ninho. Os ninhos nas tocas é todo um tema. Mas veja que se deixar eles lá e o terreno for plano, não vai poder pisar para não correr o risco de desabar o teto da toca e matar o coelho ou filhotes que estiverem dentro. Se levar sua ideia adiante, falamos mais sobre o assunto.
      2- Não sei o que é braquiara, veja no blog http://coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com na apressentação de slides se você a reconhece entre as plantas que coloquei lá. Da minha parte vou pesquisar se tem outro nome ou se posso identificála para te responder. Se for do agrado deles, vão comer e deixar o terreno limpinho... literalmente!!
      3- o muro pode ser alto, mas gato sobe muro e são o maior perigo para os coelhos. Aqui colocamos 4 fileiras de arame farpado sobre o muro com distância de 10cm entre eles para os gatos dos vizinhos não entrarem. Gato e cachorro da família em geral não são perigo para os coelhos.

      Veja o outro blog e coloque um comentário lá para continuar-nos falando assim você pode ter seus coelhinhos com segurança e felicidades para todos (eles e você).

      Grande abraço

      Excluir
  6. Obrigado por me ajudar Lilia adoro seu blog

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faça uma visita ao meu blog específico de coelhos, o link está na margem esquerda.

      Abraços

      Excluir
  7. Alvin, que por sinal é uma menina, é minha segunda filha e eu agradecemos suas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada,foi muito boa essa matéria,mas gostaria muito de uma ajudinha,como destinguir a fêmea do macho,porque os coelhos para mim são todos iguais?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog

Postagens mais visitadas